Comida
Tal como já devem ter ouvido falar, os indianos não comem carne de vaca. No entanto, não podemos aplicar esta regra a todos os indianos mas só aos indianos de religião Hindu (a religião com maior incidência na India). Para os Hindus as vacas são sagradas por dois motivos. O primeiro prende-se com o facto da vaca ser o simbolo da Terra pois, segundo o hinduismo, dá tanto e não pede nada em troca. É considerada a Mãe e no seu estômago acredita-se que vivem os Deuses. O segundo motivo está relacionado com a “mitologia Hindu”. Segundo o hinduismo o touro é muitas vezes considerado o veículo de Lord Shiva, o Deus da Destruição e da Renovação (numa outra conversa falarei sobre alguns Deuses).
O que sucede neste momento na India é que a vaca quase se tornou o símbolo do hinduismo e portanto não é usada para a confecção de pratos. Crê-se que existam cerca de 200 milhões de vacas em toda a India. Todo o gado aqui existente daria para alimentar a população da India durante 5 anos, mas no entanto a fome é uma presença constante.
No entanto, apesar disto, é possível encontrar carne de vaca. Esta é consumida, por exemplo, pelos muçulmanos.
Sem dúvida que a carne mais consumida na Índia é a carne de galinha. Em todos os restaurantes podemos encontrar vários tipos de pratos confeccionados com galinha. Para os não vegetarianos é sem duvida a carne de eleição.
Na Índia existe uma grande percentagem de vegetarianismo. É normal nos restaurantes existirem pratos vegetarianos e não vegetarianos, sendo que por vezes, o número de pratos vegetarianos é bastante superior aos pratos não vegetarianos. O vegetarianismo está associado mais uma vez ao hinduismo.
Para a confecção de pratos vegetarianos, um dos ingredientes mais utilizados dá-se pelo nome de “Paneer”. A palavra “paneer” vem da palavra Persa para queijo e não é nada mais do que isso, uma espécie de queijo fresco, muito consistente, que é a principal fonte de proteínas para os vegetarianos. Claro que não é o único ingrediente da cozinha vegetariana, mas podemos dizer que é o mais comum.
A forma como tanto a galinha como o “paneer” são cozinhados é bastante semelhante. Normalmente são apresentados numa caçarola, com cores bastantes vivas (vermelho, laranja) e com bastante molho. São utilizadas muitas especiarias como por exemplo a pimenta, o piri-piri, o caril, os cominhos, a masala (mistura de várias especiarias) entre outras.
Podemos dizer que ao nível da alimentação temos um verdadeiro cocktail de sabores à nossa disposição (não fosse a India o país das especiarias).
A forma como os indianos comem é bastante diferente da nossa. Nós utilizamos faca e garfo. Eles utilizam as mãos, mais propriamente a mão direita. É verdade, eles comem com a mão. O facto de comerem com a mão não se aplica só às pessoas mais pobres, mas a toda a sociedade. Comer com talheres simplesmente não faz parte da cultura deles, sejam pobres ou ricos em bons ou maus restaurantes.
O ritual de comer é bastante curioso. Depois de se comer a sopa, essa sim com colher, normalmente comem-se uns aperitivos. Depois dos aperitivos vem o prato principal que normalmente é paneer ou galinha. O empregado serve-nos no prato um bocadinho da comida principal e ao nosso lado põe um pão especial, o “naan”.
O naan é um pão muito leve feito de farinha de trigo. É cozinhado num forno especial que se dá pelo nome de tandoor. Normalmente tem a forma redonda, tipo base de pizza e é servido quente, simples ou com manteiga (butter naan).
Para além disto, é-nos também “oferecida” uma bandeja com molhos, cebola crua às rodelas e limão.
O “procedimento” é o seguinte:
- pegar numa ou duas rodelas de cebola, colocar no prato e regar com limão.
- pegar num bocadinho de naan e com ele apanhar um bocadinho de galinha (ou paneer) e a seguir comer.
Deve-se intercalar, de vez em quando, um bocadinho da cebola previamente regada com limão.
A esta altura vocês devem estar a pensar que o hálito no fim de um almoço ou jantar não será propriamente agradável. Isso é verdade, e por isso mesmo, no fim de cada refeição são servidas umas sementes, parecidas com comida para papagaio, que têm um sabor refrescante (isso é o que eles dizem, porque para mim sabem a sabonete). Para além de servirem para camuflar o hálito o seu uso é também devido a terem propriedades digestivas.
Depois do repasto temos as sobremesas, que sinceramente não me agradam muito. Uma sobremesa muito popular e que até agora foi a única que me agradou foi gelado. Eles são verdadeiros adeptos de gelados e sinceramente com o calor que aqui faz, sabe sempre bem.
19 Comments:
Hmmm...confesso q dá bontade de experimentar!Mas pelo sim, pelo nao nessa altura levo um rico cozido à portuguesa (de reserba)!! ;) **
Fico à espera que nos presenteies com uma bela receita dessas. Abraço
credooo !
q trem feio !
ass :
alguém !
credooo
que nogento cruz credoo
q comida é essa naum é do rio
so poderia ser da india kkkkkkk
comida feia pacaramba muita feia
chega da enjou to com vontade de vomitar ecaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......
Parabens, pela explanação. Meu filho estava procurando algo a respeito da alimentação Indiana e pôde fazÊ-lo brilhantemente, devido a facilidade em decorrer o texto. Valeu e muito.
HUMMMM!
DEVE SER INTERESSANTE E GOSTOSA A COMIDA INDIANA....ELIMINANDO A PIMENTA E A CEBOLA... EU ADORARIA EXPERIMENTAR....E ISSO DE COMER COM A MÃO NÃO É TÃO EXTRAVAGANTE.... ATÉ POR QUE NO BRASIL TEMOS QUEM COME ALGUNS ALIMENTOS COM A MÃO....
caramba!!!!!!!!!!!!
ki bom gosto hein!
parabéns pela explanação rapaz!
era o ki eu tava procurando saber,é ki agora tô namorando com um rapaz de Mumbaí(Índia) e queria conhecer + da culinária de lá,e vc me deu as resposta e me fez pensar,será ki realmente é esse o futuro ki eu quero p/ mime quem sabe um dia p/ filhos do meu ventre?
agora eu eu fiquei na dúvida,caso ou ñ caso com o índiano?
eu amo ele,mas será ki eu vou aguentar viver num país com essa cutulra e culinária? será ki eu vou aguentar viver sem a comida brasileira,comida pernambucana? será ki vou me adptar a esse tipo de alimentação?
quando vc tiver + informações da índia pode mandar p/ o meu email viu!
bjs!!!!!!!!!!!
caramba!!!!!!!!!!!!
ki bom gosto hein!
parabéns pela explanação rapaz!
era o ki eu tava procurando saber,é ki agora tô namorando com um rapaz de Mumbaí(Índia) e queria conhecer + da culinária de lá,e vc me deu as resposta e me fez pensar,será ki realmente é esse o futuro ki eu quero p/ mime quem sabe um dia p/ filhos do meu ventre?
agora eu eu fiquei na dúvida,caso ou ñ caso com o índiano?
eu amo ele,mas será ki eu vou aguentar viver num país com essa cutulra e culinária? será ki eu vou aguentar viver sem a comida brasileira,comida pernambucana? será ki vou me adptar a esse tipo de alimentação?
quando vc tiver + informações da índia pode mandar p/ o meu email viu!
bjs!!!!!!!!!!!
meu email é:valeriapinheiro10@gmail.com
SUPER INTERESSANTE,TENHO UM COLEGA INDIANO...E VI UMAS FOTOS MAIS OU MENOS ASSIM NUMA MESA ONDE ELE ESTAVA COMENDO FIQUEI CURIOSA PARA SABER O QUE ERA ...LEGAL GOSTEI MUITO!!!VALEU.
MUITO LEGAL TENHO UM COLEGA INDIANO E VI UMAS FOTOS DELE COMENDO E FIQUEI CURIOSA PARA SABER O QUE ELES COMEM..INTERESSANTE..GOSTEI,VIVENDO E APRENDENDO.
Muito bom, amo queijo e nem gosto tanto de carne mesmo, seria ótimo pra mim!!!Obrigada pela informação
muito bom nunca experimentei mas morro de vontade da ate fome
Gosto de tudo que diz respeito à Índia, amei o texto, muito interessante, as informações são importantes para quem quer visitar esse país um dia. A comida parece ser bem saborosa!
Parabéns!
Gostei de saber como é a comida INDIANA...aCHO A iNDIA exótica...
Gostei de saber como é a comida INDIANA...aCHO A iNDIA exótica...
Gostei de saber como é, tenho mto amigos indiano, é uma alimentação diferente da brasileira mais parece ser mto gostosa me deu vontade,de experimentar... abraço..
afffffffff
parabens pelo seu site eu gosteii muito seu site estta me ajudando em um trabalho escolar (; muito obrigada esta ajudando muito meus Parabéns novamente um grande bjO' '!' :D
Ass:Bianca
Ai me ajudou um pouco.. pois estou com 5 indianos em minha casa e o cheff cookin quer experimentar minha comida e fiquei com medo de fazer algo que não agradasse
Enviar um comentário
<< Home