segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Comida


O assunto para esta conversa (gosto de lhe chamar assim) é comida. Vou-vos falar do que se come por aqui e de como se come.
Tal como já devem ter ouvido falar, os indianos não comem carne de vaca. No entanto, não podemos aplicar esta regra a todos os indianos mas só aos indianos de religião Hindu (a religião com maior incidência na India). Para os Hindus as vacas são sagradas por dois motivos. O primeiro prende-se com o facto da vaca ser o simbolo da Terra pois, segundo o hinduismo, dá tanto e não pede nada em troca. É considerada a Mãe e no seu estômago acredita-se que vivem os Deuses. O segundo motivo está relacionado com a “mitologia Hindu”. Segundo o hinduismo o touro é muitas vezes considerado o veículo de Lord Shiva, o Deus da Destruição e da Renovação (numa outra conversa falarei sobre alguns Deuses).


O que sucede neste momento na India é que a vaca quase se tornou o símbolo do hinduismo e portanto não é usada para a confecção de pratos. Crê-se que existam cerca de 200 milhões de vacas em toda a India. Todo o gado aqui existente daria para alimentar a população da India durante 5 anos, mas no entanto a fome é uma presença constante.
No entanto, apesar disto, é possível encontrar carne de vaca. Esta é consumida, por exemplo, pelos muçulmanos.

Sem dúvida que a carne mais consumida na Índia é a carne de galinha. Em todos os restaurantes podemos encontrar vários tipos de pratos confeccionados com galinha. Para os não vegetarianos é sem duvida a carne de eleição.


Na Índia existe uma grande percentagem de vegetarianismo. É normal nos restaurantes existirem pratos vegetarianos e não vegetarianos, sendo que por vezes, o número de pratos vegetarianos é bastante superior aos pratos não vegetarianos. O vegetarianismo está associado mais uma vez ao hinduismo.

Para a confecção de pratos vegetarianos, um dos ingredientes mais utilizados dá-se pelo nome de “Paneer”. A palavra “paneer” vem da palavra Persa para queijo e não é nada mais do que isso, uma espécie de queijo fresco, muito consistente, que é a principal fonte de proteínas para os vegetarianos. Claro que não é o único ingrediente da cozinha vegetariana, mas podemos dizer que é o mais comum.


A forma como tanto a galinha como o “paneer” são cozinhados é bastante semelhante. Normalmente são apresentados numa caçarola, com cores bastantes vivas (vermelho, laranja) e com bastante molho. São utilizadas muitas especiarias como por exemplo a pimenta, o piri-piri, o caril, os cominhos, a masala (mistura de várias especiarias) entre outras.
Podemos dizer que ao nível da alimentação temos um verdadeiro cocktail de sabores à nossa disposição (não fosse a India o país das especiarias).

A forma como os indianos comem é bastante diferente da nossa. Nós utilizamos faca e garfo. Eles utilizam as mãos, mais propriamente a mão direita. É verdade, eles comem com a mão. O facto de comerem com a mão não se aplica só às pessoas mais pobres, mas a toda a sociedade. Comer com talheres simplesmente não faz parte da cultura deles, sejam pobres ou ricos em bons ou maus restaurantes.

O ritual de comer é bastante curioso. Depois de se comer a sopa, essa sim com colher, normalmente comem-se uns aperitivos. Depois dos aperitivos vem o prato principal que normalmente é paneer ou galinha. O empregado serve-nos no prato um bocadinho da comida principal e ao nosso lado põe um pão especial, o “naan”.
O naan é um pão muito leve feito de farinha de trigo. É cozinhado num forno especial que se dá pelo nome de tandoor. Normalmente tem a forma redonda, tipo base de pizza e é servido quente, simples ou com manteiga (butter naan).


Para além disto, é-nos também “oferecida” uma bandeja com molhos, cebola crua às rodelas e limão.
O “procedimento” é o seguinte:

- pegar numa ou duas rodelas de cebola, colocar no prato e regar com limão.



- pegar num bocadinho de naan e com ele apanhar um bocadinho de galinha (ou paneer) e a seguir comer.



Deve-se intercalar, de vez em quando, um bocadinho da cebola previamente regada com limão.
A esta altura vocês devem estar a pensar que o hálito no fim de um almoço ou jantar não será propriamente agradável. Isso é verdade, e por isso mesmo, no fim de cada refeição são servidas umas sementes, parecidas com comida para papagaio, que têm um sabor refrescante (isso é o que eles dizem, porque para mim sabem a sabonete). Para além de servirem para camuflar o hálito o seu uso é também devido a terem propriedades digestivas.

No entanto, antes de nos serem servidas as sementes, somos presenteados com uma malguinha com água quente e uma rodela de limão. Não, não é um chá, é simplesmente para lavarmos a mãozinha.

Depois do repasto temos as sobremesas, que sinceramente não me agradam muito. Uma sobremesa muito popular e que até agora foi a única que me agradou foi gelado. Eles são verdadeiros adeptos de gelados e sinceramente com o calor que aqui faz, sabe sempre bem.

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hmmm...confesso q dá bontade de experimentar!Mas pelo sim, pelo nao nessa altura levo um rico cozido à portuguesa (de reserba)!! ;) **

2:18 da tarde  
Blogger Macieza sempre alerta! said...

Fico à espera que nos presenteies com uma bela receita dessas. Abraço

2:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

credooo !
q trem feio !
ass :
alguém !

5:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

credooo
que nogento cruz credoo
q comida é essa naum é do rio
so poderia ser da india kkkkkkk
comida feia pacaramba muita feia
chega da enjou to com vontade de vomitar ecaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......

1:36 da manhã  
Anonymous marcio said...

Parabens, pela explanação. Meu filho estava procurando algo a respeito da alimentação Indiana e pôde fazÊ-lo brilhantemente, devido a facilidade em decorrer o texto. Valeu e muito.

11:41 da tarde  
Blogger Unknown said...

HUMMMM!
DEVE SER INTERESSANTE E GOSTOSA A COMIDA INDIANA....ELIMINANDO A PIMENTA E A CEBOLA... EU ADORARIA EXPERIMENTAR....E ISSO DE COMER COM A MÃO NÃO É TÃO EXTRAVAGANTE.... ATÉ POR QUE NO BRASIL TEMOS QUEM COME ALGUNS ALIMENTOS COM A MÃO....

12:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

caramba!!!!!!!!!!!!
ki bom gosto hein!
parabéns pela explanação rapaz!
era o ki eu tava procurando saber,é ki agora tô namorando com um rapaz de Mumbaí(Índia) e queria conhecer + da culinária de lá,e vc me deu as resposta e me fez pensar,será ki realmente é esse o futuro ki eu quero p/ mime quem sabe um dia p/ filhos do meu ventre?
agora eu eu fiquei na dúvida,caso ou ñ caso com o índiano?
eu amo ele,mas será ki eu vou aguentar viver num país com essa cutulra e culinária? será ki eu vou aguentar viver sem a comida brasileira,comida pernambucana? será ki vou me adptar a esse tipo de alimentação?
quando vc tiver + informações da índia pode mandar p/ o meu email viu!
bjs!!!!!!!!!!!

2:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

caramba!!!!!!!!!!!!
ki bom gosto hein!
parabéns pela explanação rapaz!
era o ki eu tava procurando saber,é ki agora tô namorando com um rapaz de Mumbaí(Índia) e queria conhecer + da culinária de lá,e vc me deu as resposta e me fez pensar,será ki realmente é esse o futuro ki eu quero p/ mime quem sabe um dia p/ filhos do meu ventre?
agora eu eu fiquei na dúvida,caso ou ñ caso com o índiano?
eu amo ele,mas será ki eu vou aguentar viver num país com essa cutulra e culinária? será ki eu vou aguentar viver sem a comida brasileira,comida pernambucana? será ki vou me adptar a esse tipo de alimentação?
quando vc tiver + informações da índia pode mandar p/ o meu email viu!
bjs!!!!!!!!!!!
meu email é:valeriapinheiro10@gmail.com

2:57 da manhã  
Blogger ana paula said...

SUPER INTERESSANTE,TENHO UM COLEGA INDIANO...E VI UMAS FOTOS MAIS OU MENOS ASSIM NUMA MESA ONDE ELE ESTAVA COMENDO FIQUEI CURIOSA PARA SABER O QUE ERA ...LEGAL GOSTEI MUITO!!!VALEU.

12:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

MUITO LEGAL TENHO UM COLEGA INDIANO E VI UMAS FOTOS DELE COMENDO E FIQUEI CURIOSA PARA SABER O QUE ELES COMEM..INTERESSANTE..GOSTEI,VIVENDO E APRENDENDO.

12:15 da manhã  
Anonymous Daniela said...

Muito bom, amo queijo e nem gosto tanto de carne mesmo, seria ótimo pra mim!!!Obrigada pela informação

11:55 da manhã  
Anonymous suellen said...

muito bom nunca experimentei mas morro de vontade da ate fome

9:13 da tarde  
Blogger abadia dias said...

Gosto de tudo que diz respeito à Índia, amei o texto, muito interessante, as informações são importantes para quem quer visitar esse país um dia. A comida parece ser bem saborosa!
Parabéns!

6:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei de saber como é a comida INDIANA...aCHO A iNDIA exótica...

11:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei de saber como é a comida INDIANA...aCHO A iNDIA exótica...

11:36 da tarde  
Anonymous solange said...

Gostei de saber como é, tenho mto amigos indiano, é uma alimentação diferente da brasileira mais parece ser mto gostosa me deu vontade,de experimentar... abraço..

6:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

afffffffff

7:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

parabens pelo seu site eu gosteii muito seu site estta me ajudando em um trabalho escolar (; muito obrigada esta ajudando muito meus Parabéns novamente um grande bjO' '!' :D
Ass:Bianca

2:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ai me ajudou um pouco.. pois estou com 5 indianos em minha casa e o cheff cookin quer experimentar minha comida e fiquei com medo de fazer algo que não agradasse

3:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home