quarta-feira, março 29, 2006

Aniversário

Ontem foi o meu aniversário. Pois é, aqueles que se esqueceram que eu fazia anos e não me deram os parabéns, deviam-no ter feito. Se não o fizeram, por favor, dirijam-se ao blog mais próximo (eraumavezindia.blogspot.com) e façam os vossos votos. A gerência agradece.

Os meus colegas da India prepararam-me uma surpresa. Compraram um bolo e cantaram-me os parabéns. O bolo tinha uma forma no mínimo estranha, tendo em conta que era para comemorar o aniversário de um colega de trabalho. Era em forma de coração. Sim, é verdade, em forma de coração e com dois andares. Os indianos têm formas muito estranhas de expressar o seu afecto pelos amigos. Digo estranhas porque, nós ocidentais não estamos habituados a certo tipo de “tradições”. A forma do bolo é uma delas, mas existem mais. Sabiam que é normal andar na rua de mão dada com um amigo? Sabiam que é normal depois de apertar a mão ao amigo, ficarem os dois de mão dada a fazer “festinhas” nas mãos? Coisas verdadeiramente estranhas e até incomodativas para quem vem do outro lado do mundo. A nossa reacção (pelo menos a minha) é tirar a mão o mais rápido possível, tentando não ferir susceptibilidades.

Outra tradição que descobri ontem (não tive outro remédio) foi que, quando alguém faz anos, e depois de partido o bolo e cantados os parabéns, os amigos lhe dão bocadinhos de bolo na boca. Mais uma tradição no mínimo estranha.

Gosto (e prefiro) pensar que estas “tradições” são manifestações puras de amizade. Não que tenha algum problema com o afecto entre homens, mas o nosso cérebro está formatado para “ler” estas atitudes como manifestações de algo mais do que simples amizade.

Depois desta “animação” toda o dia acabou com um bom jantar na companhia de alguns colegas de trabalho.

8 Comments:

Blogger Macieza sempre alerta! said...

E quê? Também fazes festinhas nas mãos dos amigos indianos? ;-) ehehe. espero que tenha sido agradável e pouco constrangedor.
Abração

10:07 da tarde  
Blogger Macieza sempre alerta! said...

gostaste do bolo? ;-)

9:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em primeiro lugar venho agradecer a tua visita e o teu comentário.
Em segundo, dar os parabéns pelo aniversário.
Gosto deste blog e de saber coisas da Índia. A minha mulher nasceu em Goa.
Vou acrescentá-lo aos meus favoritos, para o visitar frequentemente.
Abr

8:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi, antes de mais parabéns (atrasados, mas mais vale tarde que nunca ;)).
Outra coisa é isso das festinhas na mão e de dar bocadinhos de bolo na boca: todo o pessoal da festa fez-te isso? Bem, parece-me uma bacanal:P. Agora a sério: tens de explicar aos indies que esses tipo de coisas não são de homem :) Agora vê lá como regressas. um grande abraço (mas sem festinhas, naturalmente).

Um grande abraço,

Zé Carlos

8:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

parabéns...

7:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... » » »

9:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muitos Parabéns!
Mais vale tarde do que nunca!!!

9:24 da tarde  
Blogger Network Nine said...


Excellent read, positive site, where did you come up with the information on this posting ? I have read a few of the articles on your website now and I really like your style. Thanks a million and please keep the effective work.
Each and everything about Pune

1:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home