terça-feira, março 07, 2006

Televisão

Seguindo um conselho/pedido de um amigo, hoje vou-vos falar de Televisão. Não vou falar das marcas de televisores que existem na India, pois essas são as que conhecemos em Portugal. Vou conversar sobre os Canais de Televisão.
Quando me sugeriram este tema, nos primeiros segundos pensei que talvez não tivesse grande interesse. No entanto, tendo em conta que o objectivo deste blog é dar-vos a conhecer esta realidade, acho que faz todo o sentido.
O que vos vou contar é apoiado no que vejo na televisão do hotel, que é por cabo. Claro que não vos vou falar dos canais internacionais (CNN, VH1, MTV, HBO, History...) mas sim das RTP’s, SIC’s e TVI’s cá do sítio.

A primeira sensação que temos quando estamos a ver um canal Indiano (para além de não percebermos patavina) é que estamos constantemente a ver comerciais ou então um anúncio da TV Shop. Isto acontece porque durante a emissão do programa existem sempre umas faixas na parte inferior do ecrã que fazem todo o tipo de publicidade. Se estas faixas fossem como as que por vezes aparecem na nossa televisão, nas transmissões de futebol, até não estranhava, mas o que acontece é que estas faixas ocupam 1/5 do ecrã. Para além disto as cores que utilizam para as faixas são cores vivas e berrantes. Questiono como é que é possível seguir um qualquer programa televisivo tendo constantemente uma faixa de côr viva a desviar a nossa atenção. É um verdadeiro exercício de concentração.



O segundo aspecto interessante é o facto de estarem constantemente a transmitir programas relacionados com religião. Ora temos a transmissão de uma cerimónia religiosa, com música ritmada, vestes a preceito e estátuas enfeitadas, ora temos uma espécie de consulta espiritual em que o guru responde a perguntas de uma multidão, ou então temos simplesmente um guru a falar para os telespectadores em casa. Em qualquer uma das três situações a música está sempre presente, ou como parte integrante dos festejos, ou como “pano de fundo”.
Existem também transmissões de histórias (penso eu) da mitologia Hindu. Infelizmente não consigo perceber nada e tenho que me ficar pela apreciação dos “bonecos”.



Claro que não é só isto que passa na televisão. Temos também as novelas (que pela qualidade de imagem fazem lembrar a nossa antiga Vila Faia), os serviços noticiosos (que felizmente ou infelizmente não têm a Manuela Moura Guedes), concursos (sem o Jorge Gabriel) e programas de entretenimento. No entanto, não existe nenhum programa de entretenimento chamado Big Brother ou Acampamento das Celebridades. Acho que as televisões indianas, para além de seguirem uma ideologia conservadora, ainda não descobriram essas duas pérolas do entretenimento... ou então não.


A praga das TV Shops também chegou à India. Canais que vendem aparelhos milagrosos, que nos transformam em verdadeiros Chuck Norris (como se isso fosse bom) com o mínimo de esforço. Claro que não têm o Chuck Norris a apresentar o programa (ele deve estar ocupado a filmar o Texas Rangers – série 5000), mas têm celebridades (penso eu) de cá.

Quanto ao desporto, também os indianos são apreciadores de desporto. Por isso mesmo existe um canal dedicado. Tal como em Portugal, em que a Sport TV dá especial atenção, ou melhor, atenção única ao futebol, aqui a única atenção é para o desporto mais popular: Cricket. Até ao momento ainda não consegui ver neste canal, nenhum tipo de desporto que não o Cricket. Acho que deveriam mudar o nome do canal para Cricket TV (e já agora em Portugal mudar para Futebol TV).

É tudo por agora. Fiquem atentos a mais novidades.